Logo plataforma 10 brasil

Museu da moda de Belo Horizonte um passeio por entre os fios da História

escrito por

modificado em

Prédio antigo rodeado de palmeiras

O Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO) é a primeira instituição pública dedicada à história da indumentária e dos costumes no Brasil. Inaugurado em dezembro de 2016, a entidade funciona em um edifício histórico no centro da capital mineira, inaugurado em 1916 para ser a sede do Conselho Deliberativo de Belo Horizonte. Este prédio de características ecléticas, com elementos neogóticos foi tombado na década de 1970 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).

Edifício antigo com elementos góticos contrasta com prédio espelhado.
O edifício também abrigou a primeira rádio de Belo Horizonte, a Mineira. Fonte: Voltz Design.

A imponente arquitetura chama a atenção de quem passa pela região da Praça Afonso Arinos e o seu acervo, sem dúvida, merece ser conhecido por quem visita Belo Horizonte.

Como visitar o Museu da Moda de Belo Horizonte?

É muito fácil chegar ao Museu da Moda BH, o prédio está situado em uma região próxima à prefeitura de Belo Horizonte e de outras importantes instituições como o Museu Inimá de Paula, a Faculdade de Direito da UFMG, o Palácio das Artes e a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. Para chegar até aqui vindo da rodoviária também é simples e existem várias linhas de ônibus que fazem este percurso de aproximadamente 1,5 quilômetros.

A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de quarta a sábado, das 10h00 até às 18h00.

O acervo do Museu de Moda BH

O visitante tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da moda no Brasil e a sua importância para o desenvolvimento econômico e cultural. No MUMO estão expostas uma variedade de tecidos, máquinas, fios e outros elementos ligados ao processo de criação e confecção de peças de roupas que dão uma dimensão completa da cadeia produtiva deste setor.

tear de madeira com fios de algodão expostos em uma sala de museu.
Os teares e o algodão são peças fundamentais na História da moda de Minas Gerais e do Brasil.
Fonte: Voltz Design.

O principal objetivo da instituição é pesquisar, preservar e difundir os acervos de moda da capital mineira. Para isso, além da exposição permanente e das exposições temáticas, o museu também realiza uma série de atividades de integração entre a instituição e a comunidade, como aulas abertas e oficinas produzidas com o apoio de universidades da região. Os visitantes também podem observar as diferenças e semelhanças aplicadas ao longo do tempo na indumentária e nos hábitos.

Figurinos expostos em uma vitrine.
Exposição dedicada a obra de Alceu Penna, ícone da moda entre as décadas de 1930 e 1970. Fonte: Ricardo Laf.

Além disso, o Museu da Moda de Belo Horizonte possui uma biblioteca que promove atividades de incentivo à leitura por meio de oficinas e de empréstimo de seus livros.

Exposição Clara Nunes BH

No dia 15 de dezembro de 2023 foi inaugurada a exposição “Clara Nunes - Eu Sou a Tal Mineira” dedicada à cantora e à sua ligação com a moda. Os visitantes podem observar figurinos e acessórios que pertenceram a ela para refletir, não apenas sobre a pluralidade e a intersecção dos objetos com a cultura, mas também, sobre os processos de preservação destes materiais.

Para mais informações sobre esta e outras exposições, oficinas e atividades siga: “Museu da Moda BH Instagram”.

Clara Nunes com vestido branco canta em uma quadra de samba.
A cantora Clara Nunes (1942-1983) utilizava uma grande variedade de elementos afro-brasileiros em seus figurinos. Fonte: Culturices.

Passagem de onibus Belo Horizonte

Com a Plataforma 10 você compra sua passagem sem sair de casa. Encontre passagens de ônibus com as empresas Gontijo, Cometa, Expresso Adamantina e muitas outras. Consulte preços e horários e garanta a sua passagem para BH hoje mesmo. Confira mais dicas sobre o que fazer em Belo Horizonte.