Logo plataforma 10 brasil

Maceió, Alagoas: encantos muito além do mar

escrito por

modificado em

A cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas, é um dos destinos mais buscados por quem procura belas paisagens e praias paradisíacas que lhe rendem o apelido de “Caribe Brasileiro”. No entanto, os encantos da capital alagoana vão muito além do sol e da praia, oferecendo aos seus visitantes uma experiência completa que contempla o mar e também as atividades culturais, gastronômicas e de compras. 

Sua história remonta aos tempos da colonização portuguesa, em especial, do ciclo da cana-de-açúcar e desde 1839 é a capital de Alagoas. A localidade também desempenhou um papel importante em razão do porto de Jaraguá, que era utilizado para exportar a produção de açúcar e de outros produtos como coco, especiarias e madeira. 


A origem do nome de Maceió provém do tupi e significa “o que tapa o alagadiço” e segundo o censo de 2022, sua população é de 957.916 habitantes, sendo a quinta cidade mais populosa da região Nordeste. A economia da cidade está voltada principalmente para a agricultura, a pesca, o turismo e o funcionalismo público. 

imagens de maceió alagoas
A cor das águas de suas praias fazem com que Maceió seja conhecida como “Caribe Brasileiro”.
Fonte: Maceió em Fotos.

Dentre algumas das personalidades maceioense se destacam:

Para você que quer conhecer novos lugares ou ainda, revisitar Maceió, a Plataforma 10 te dá algumas dicas imperdíveis que não podem ficar de fora do seu roteiro pela cidade.

Melhores praias de Maceió

Sem dúvida, as praias da capital de Alagoas merecem uma atenção super especial. Por isso, se você tem pouco tempo ou se não sabe por onde começar a aproveitar, estas são  as 5 praias de Maceió que você não deve deixar de conhecer:

1. Praia de Ponta Verde

Praia de Ponta Verde A praia localizada no bairro da Ponta Verde, a cerca de 6 quilômetros do centro da cidade, é conhecida por suas águas calmas e cristalinas e por sua orla repleta de coqueiros. Aqui você pode tomar sol na areia e relaxar no mar tendo todas as comodidades como banheiros, restaurantes e lojas bem pertinho.

banhistas curtem a praia da Ponta Verde em Maceió
A praia da Ponta Verde é uma das principais praias urbanas de Maceió.
Fonte: Kaio Fragoso.

2. Praia de Ipioca

A praia de Ipioca está um pouco mais afastada do centro de Maceió (aproximadamente 20 quilômetros), mas oferece aos seus visitantes um visual paradisíaco com piscinas naturais e barreiras de corais super preservadas, uma vez que se encontra na área de maior preservação de arrecifes do Brasil, a Costa dos Corais. Pra quem gosta de curtir uma boa festa, o local também conta com badalados Beach Clubes que oferecem uma variada opção de bebidas e comidas.

Praias de Ipioca com sua barreira de corais e os característicos coqueiros da região.
A bela barreira de corais da Praia de Ipioca.
Fonte: Resort Salinas.

3. Praia de Pajuçara

A praia da Pajuçara fica a aproximadamente 4 quilômetros do centro da capital de Alagoas e é bastante procurada por quem gosta de praticar mergulho com snorkel. Suas águas claras e a rica diversidade marinha oferecem uma experiência singular aos seus visitantes. Esta praia também é ótima para crianças, uma vez que suas águas são bastante calmas. As jangadas, além de darem um charme especial à paisagem, também levam os visitantes rumo às piscinas naturais da Pajuçara.

Jangadas levam os turistas para conhecerem as piscinas naturais da praia da Pajuçara
As piscinas naturais da praia da Pajuçara encantam os turistas.
Fonte: Arquivo Ponta Verde.

4. Praia da Sereia

A Praia da Sereia é outra das praias de Maceió que se encontram um pouco mais distantes do centro (aproximadamente 16 quilômetros), mas acredite, vale muito a pena ir até lá se o que você deseja é descanso e tranquilidade. A praia conta com uma ampla faixa de areia, ótima para caminhar ou para pegar aquele sol. Você também pode se refrescar nas piscinas naturais ou praticar stand up paddle e canoagem. Visite também a estátua da sereia, que dá nome à praia, instalada no local em 1964.

As ondas batem sobre a estátua da sereia em praia de Maceió
Segundo a lenda da Praia da Sereia em Maceió, os pescadores ouviam com frequência o canto deste ser mitológico. Fonte: Resort Salinas.

5. Praia da Guaxuma

A praia de Guaxuma é outra que não pode ficar de fora dos balneários para conhecer na cidade de Maceió. Cercada de belos coqueiros, a praia fica a 11 quilômetros do centro da cidade e brinda aos seus visitantes um lugar perfeito para contemplar a paisagem e descansar. Esta praia não é muito conhecida pelos turistas e por este motivo, é mais frequentada pela população local. A praia conta com boa estrutura de serviços e é indicada para crianças e para quem não curte ondas fortes.

O verde dos coqueiros e a beleza das águas da praia de Guaxuma.
A tranquilidade da praia de Guaxuma, um paraíso de Maceió.
Fonte: Praias de Maceió.

O que fazer em Maceió além de ir à praia?

Nem só de praia vive Maceió, por isso, se você não gosta tanto assim de estar à beira-mar ou quer aproveitar outros atrativos da cidade, separamos outros 8 locais que merecem entrar na sua lista de lugares para visitar.

 1. Feira de Artesanato da Pajuçara.

Situada à beira da praia da Pajuçara, a feira reúne os principais elementos da produção artesanal alagoana, como cerâmicas, redes, bordados, cachaças e muito mais. É um ótimo lugar para encontrar aquela lembrancinha para alguém especial e para conhecer um pouco mais do trabalho dos artesãos do local.

Cerâmicas tradicionais da feira da Pajuçara em Maceió
A feira de artesanato da Pajuçara reúne os trabalhos de artesãos de Maceió e região.
Fonte: Viajar Rei.

2. Catedral Metropolitana de Maceió

A Catedral Metropolitana de Maceió, que também é conhecida como igreja Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade, começou a ser construída em 1821 e foi projetada pelo francês Auguste Montigny, que integrou o grupo de arquitetos que vieram para o Brasil durante o século XIX para realizar as obras de reurbanização nas cidades. A igreja foi inaugurada no ano de 1859 e contou com a presença do casal imperial Dom Pedro II e Tereza Cristina.

edifício da Catedral Metropolitana de Maceió construída no século XIX
A Catedral da cidade é um ponto de parada indispensável para quem gosta de arquitetura.
Fonte: Wikipedia

3. Teatro Deodoro

Este teatro está localizado na praça Marechal Deodoro, no centro da cidade. Foi inaugurado em 1910 como parte das comemorações dos 21 anos da proclamação da república. Ao longo dos anos passou por uma série de modernizações que ampliaram a sua capacidade de público. O teatro também precisou ser reformado depois que em 1954 o seu palco foi atingido por um incêndio. É um dos principais espaços dedicados à cultura do Brasil e recebeu músicos, companhias e atores nacionais e internacionais como Bibi Ferreira, Companhia Lírica Italiana, Fernanda Montenegro e Caetano Veloso.

Casarão rosa com características da arquitetura do século XIX abriga o Teatro Deodoro.
O teatro Deodoro é um dos principais espaços culturais do Brasil.
Fonte: Maceió Repórter.

4. Museu Théo Brandão

O Museu Théo Brandão, órgão vinculado à Universidade Federal de Alagoas (UFAL), está dedicado à antropologia e ao folclore do estado. A instituição recebeu o nome do professor, médico e folclorista Theotônio Brandão Vilela, que doou para a universidade a sua coleção de materiais voltados para a cultura popular, como a literatura de cordel, fotografias, livros e cerâmicas. No acervo do museu você encontra indumentárias, fotografias, as moringas do artista Júlio Rufino e as esculturas em madeira dos artesãos, Antônio de Dedé e Resêndio. O edifício é atrativo à parte, uma vez que o museu está situado em um palacete construído no século XIX.

Palacete colonial abriga o Museu Théo Brandão de Maceió.
O acervo do Museu Théo Brandão está voltado para a cultura popular de Alagoas. Sua sede fica em um belo palacete do século XIX.
Fonte: Divulgação

5. Museu Palácio Floriano Peixoto

Localizado no chamado “Largo dos Martírios”, o Museu Palácio Floriano Peixoto foi sede do governo do estado até 2006, quando passou a ser o museu Histórico de Alagoas. O edifício em estilo toscano, com móveis ao estilo Luis XV, teve suas obras iniciadas em 1893 e concluídas em 1902. Neste espaço, além de conhecer um pouco mais sobre a história, a política e os costumes da sociedade alagoana, você pode apreciar os belos detalhes arquitetônicos do palácio.

O sol se esconde entre os coqueiros ao lado do Palácio Floriano Peixoto.
O Museu do Palácio Floriano Peixoto é um ótimo lugar para conhecer um pouco mais sobre a história de Alagoas.
Fonte: Nosso Brasil.

6. Memorial da República

Este monumento foi construído em homenagem aos marechais alagoanos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, primeiro e segundo presidentes republicanos respectivamente. Inaugurada no dia 15 de novembro de 2005, a obra projetada pelo arquiteto Alex Barbosa possui vista panorâmica para o mar da praia da Avenida. A estrutura do Memorial da República ocupa uma área de 2.500 m², onde estão expostas as 27 bandeiras dos estados brasileiros e do Distrito Federal, os bustos de bronze dos homenageados e ainda conta com um auditório e com um museu no subsolo.

imagens de praça arquiteto alex barbosa maceió
O Memorial presta homenagem à proclamação da república no Brasil ocorrida em 15 de novembro de 1889.
Fonte: TripAdvisor.

7. Museu de Arte Pierre Chalita

O Museu de Arte Sacra Pierre Chalita também integra o conjunto arquitetônico do “Largo dos Martírios”, por isso, se encontra a poucos metros do Palácio Floriano Peixoto. A instituição que funciona em um antigo casarão, abriga um acervo com quase 3.000 peças de arte como imagens e objetos barrocos, quadros e mobiliário dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX. No local você encontra obras de importantes nomes do renascentismo como Rafael, Ticiano e Caravaggio. Além de obras nacionais de Tarsila do Amaral, Rosalvo Ribeiro, Alfredo Volpi e, claro, de Pierre Chalita.

Esculturas sacras expostas no Museu Pierre Chalita
O acervo do Museu de Arte Sacra Pierre Chalita abriga grandes obras, esculturas e móveis antigos.
Fonte: Maceió Alternativa.

8. Ôxe Comidas Nordestinas

É claro que não poderia faltar nesta lista um bom lugar para comer e provar aquele temperinho alagoano. Na Ôxe Comidas Nordestinas, que fica no bairro da Jatiúca, próximo à praia da Avenida, você encontra uma ampla variedade de iguarias nordestinas como bolinho de Peppa, escondidinho, cuscuz, baião de dois, macaxeira, carne seca, tapioca e muito mais!

Alguns dos pratos da culinária nordestina disponíveis em Maceió.
Alguns dos quitutes com os quais você pode se deliciar no Ôxe Comidas Nordestinas.
Fonte: Facebook Ôxe Comidas Nordestinas.

Compre sua passagem para Maceió com a Plataforma 10

Programe sua viagem e compre suas passagens para Maceió sem sair de casa com a Plataforma 10. Pague com cartão de crédito, PayPal ou Pix. Veja como é fácil comprar com a gente. Confira alguns dos trechos mais buscados:

  • Passagem de Salvador para Maceió de ônibus a partir de R$ 140,30*
  • Passagem para Maceio de Sao Paulo preço R$ 755,99*
  • Passagem de Recife para Maceió de ônibus preço R$ 70,00*