Logo plataforma 10 brasil

5 Lugares no interior de SP para relaxar

escrito por

modificado em

Foto da Pedra da Macela

No interior de São Paulo você encontra diversas opções de cidade para passar as férias ou um fim de semana especial. Aproveite as férias de verão para conhecer lugares diferentes. Aqui na Plataforma 10 apresentamos 5 lugares no interior de SP para relaxar e se apaixonar.

 5. Boituva

Boituva fica na região metropolitana de Sorocaba, a 117 quilômetros da capital, próxima às cidades de Iperó, Tatuí e Porto Feliz. Nos últimos anos a cidade tem atraído muitos visitantes por causa do balonismo, do paraquedismo e do turismo rural. Por isso, a cidade de pouco mais de 61.081 habitantes é um ótimo lugar para quem gosta praticar esportes radicais, mas também é um bom destino para quem quer descansar longe da agitação da cidade.

O que fazer em Boituva?

  • Os balões que colorem os céus da cidade partem do Centro Nacional de Paraquedismo às 6 da manhã e é possível ver o sol nascer no horizonte, o que torna este passeio, com duração de 1 hora, tão especial. 
  • Para quem gosta de aventura, Boituva também é um bom lugar para saltar de paraquedas. Sinta a adrenalina e contemple a cidade durante a manobra. Consulte preços e opções de salto. 
  • Em terra firme, visite o Pesqueiro Boitupesca, um paraíso para quem curte pescar. Nos tanques vivem pirararas, tambaquis, cacharas, tambacus, pacus e tilápias. Você encontra uma ótima infraestrutura que conta com loja, restaurante, bar e hotel. 
  • Quem gosta de conhecer o processo de fabricação de cachaças artesanais precisa conhecer o Alambique Zé da Varge e a Fazenda do Pinhal. Nestes locais você pode acompanhar todas as etapas, desde o plantio da cana até a produção das cachaças e da aguardente e ainda degustar os produtos. 
  • O Parque Ecológico Eugênio Walter é a atração preferida das crianças. Aqui vivem 25 espécies em recintos e ao ar livre. O visitante pode caminhar pelas trilhas para observar os animais, fazer piqueniques e se divertir no parquinho ou no arvorismo.
Balão colorido passeia entre montanhas.
O passeio de balão é bastante procurado pelos turistas. Fonte: Divulgação.

4. Iguape

Situada no vale do Ribeira, a cidade de Iguape é uma verdadeira joia, cheia de belezas naturais e edifícios coloniais que dão um charme especial à cidade. O município fica a 202 quilômetros de São Paulo e está próximo a Registro, Cananeia, Peruíbe e Pariquera-Açu. Iguape tem 29.115 habitantes e é uma das cidades mais antigas do Brasil.

O que fazer em Iguape?

  • A cidade oferece muitas atividades para quem gosta de estar perto da natureza, uma das mais procuradas são as trilhas do Imperador, a do Morro do Espia e a da Vila Alegria. Nelas é possível observar a fauna e a flora da região e encontrar vestígios do passado, como os postes do telégrafo entre Iguape e Santos que permanecem na Trilha do Imperador. 
  • O Parque Florestal Municipal do Morro do Espia é um refúgio com abundante vegetação que abriga alguns dos principais pontos turísticos de Iguape, o Mirante do Cristo, a Fonte do Senhor e a uma gruta, que segundo contam, foi onde foi lavada a imagem de Senhor Bom Jesus de Iguape.
  • A cidade possui também belas cachoeiras onde você pode se aventurar e se refrescar. Para isso, visite as cachoeiras do Paraíso e nade na piscina que se forma entre as rochas, a Cachoeira da Forquilha do Despraiado e sua linda queda d’água e ainda, a Cachoeira e Gruta da Andorinha e suas paredes de rocha impressionantes. 
  • Iguape foi fundada em 1538 e o seu centro histórico revela muitas belezas como os casarios em torno da Praça da Basílica, o Museu Histórico e Arqueológico, o Museu de Arte Sacra e as igrejas Senhor Bom Jesus de Iguape e a Igreja do Rosário. Reserve um tempo para caminhar pelo centro e observar estas edificações. 
  • Por fim, Iguape ainda oferece aos seus visitantes a praia da Juréia onde você pode descansar na beira do bar, pegar onda ou passear de barco.
Casas antigas com igreja colonial no centro da imagem
O centro histórico de Iguape é um passeio imperdível para quem gosta de História e Arquitetura. Fonte: Sérgio Prado.

3. São Francisco Xavier (São José dos Campos)

O pacato distrito de São Francisco Xavier pertencente ao município de São José dos Campos e fica a aproximadamente 160 quilômetros de São Paulo. É um refúgio de paz e tranquilidade procurado por quem quer se desconectar de tudo e estar em contato com a natureza.

O que fazer em São Francisco Xavier?

  • Seu negócio é caminhar em meio a vegetação, observar os animais e ouvir o som relaxante dos pássaros? Então vai adorar a trilha do Pico da Onça, que dá acesso ao Mirante do Abismo. Ao todo são 10 quilômetros de trilha e é possível acampar no lugar.
  • Em São Francisco Xavier existem alguns alambiques e cervejarias que proporcionam aos visitantes conhecer os processos de fabricação destas bebidas. Nos locais, como a cervejaria LAB SP 50 e a Cachaça Pau Oco é possível degustar e comprar as bebidas. 
  • A Serra do Queixo D’Anta é outro lugar indicado para quem gosta de fazer trilhas e curtir a natureza. O acesso fica em uma propriedade particular, sendo cobrada uma pequena taxa de preservação. É uma caminhada mais intensa, por isso, é indicado que você tenha um bom preparo físico. Lá do alto você pode avistar os municípios de São José dos Campos e Taubaté.
  • O Mirante da Pedra de São Francisco, também conhecido como Pedra do Porquinho fica na divisa entre São Francisco Xavier e Monteiro Lobato. Para chegar até lá é preciso subir de carro e fazer uma pequena caminhada que dá acesso ao mirante da pedra. No lugar existe uma lojinha de produtos regionais e um restaurante onde você pode se deliciar curtindo o visual da Serra da Mantiqueira. 
  • Em São Francisco Xavier você também pode se refrescar nas águas geladas das cachoeiras. Aqui estão as cachoeiras de Pedro Davi, do Roncador e a cachoeira do do Sabão.
Pequena cachoeira com pedras e árvores.
As cachoeiras de São Francisco Xavier são perfeitas para passar o dia. Fonte: Pousada Vila Santa Bárbara.

2. Águas de São Pedro

Águas de São Pedro é o segundo menor município em extensão territorial do Brasil e o menor do estado de São Paulo. Possui 2.780 habitantes e atrai visitantes devido às suas águas termais descobertas no início do século XX durante as pesquisas para exploração de petróleo na região. 

O que fazer em Águas de São Pedro?

  • O Rancho dos Cavalos é um ótimo lugar para visitar com as crianças. Aqui é possível observar cavalos e pôneis e também passear nos animais ou nas charretes. O lugar é bastante arborizado e funciona nos sábados, domingos e feriados. 
  • Tire boas fotos no Escadão que fica no centro da cidade. A escada com 88 degraus foi colorida e ornamentada com pinturas de animais silvestres e plantas que formam a biodiversidade do município. A obra é do artista plástico Lajur Oliveira e garante um ótimo registro da viagem.
  • No Fontanário Municipal os visitantes podem ver e tomar três tipos de água: sulfurosa (fonte da juventude), Gioconda (indicada para pessoas com problema de fígado e vesícula) e a Almeida Salles (boa para cálculos renais e problemas digestivos). Escolha a mais indicada para você e saboreie a água direto da fonte. 
  • No Boulevard é onde acontecem muitos dos eventos da cidade, além de feiras e exposições. A bela decoração e a boa oferta de lojas e restaurantes atraem os turistas e os moradores que desejam fazer um programa diferente. 
  • Por ser uma estância hidrotermal, a cidade oferece uma grande oferta de hotéis e parques aquáticos onde você pode relaxar nas águas quentinhas ou se divertir com a família e os amigos. Alguns dos lugares mais procurados na cidade são o Thermas Water Park, o Parque das Águas e o SPA Thermal Dr. Octávio Moura Andrade.
parque aquático com piscinas, tobogãs e coqueiros.
Parque Aquático Thermas Water Park é uma das principais atrações da cidade. Fonte: WAM Group.

1. Cunha

Cidade charmosa cercada de montanhas, muito verde, cachoeiras e com um centro histórico encantador. Cunha fica a 250 quilômetros da capital e está próxima à divisa com o Rio de Janeiro, fazendo divisa com a cidade de Paraty. Fundada em 1724, a cidade possui 22.110 habitantes e é conhecida por ter a maior frota de Fuscas do Brasil.

O que fazer em Cunha?

  • Prepare-se para uma vista deslumbrante da Serra do Mar na Pedra da Macela. Para observar é necessário fazer uma trilha íngreme, mas que pode ser feita tranquilamente. São 1.840 metros de altitude que te permitem ver as montanhas e o mar. É permitido acampar no local e o nascer do sol é indescritível.
  • Em Cunha existe um núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar que possui uma infinidade de trilhas nas quais você pode observar as plantas e os animais. 
  • Não faltam boas cachoeiras em Cunha que são perfeitas para passar o dia e descansar. As principais são a Cachoeira do Pimenta, a do Desterro e a do Mato Limpo. A mais popular entre os visitantes é a do Pimenta, já quem gosta de ambientes mais sossegados vai amar a Cachoeira do Desterro.
  • O centro histórico de Cunha revela verdadeiros tesouros. Caminhe pelas igrejas centenárias e conheça também o Mercado Público, onde você encontra uma grande variedade de produtos regionais como geleias e cachaças. No inverno você também pode degustar pratos à base de pinhão. 
  • O principal cartão postal da cidade é o lavandário, onde você pode observar estas belas flores roxas e ainda se encantar com o clima e a paisagem das montanhas. Aproveite para conhecer a lojinha e o café onde você pode provar chás, bolos e até sorvetes de lavanda.
flores de lavanda no alto de uma montanha.
O lavandário encanta os visitantes e é muito procurado para  ensaios fotográficos.

Compre sua passagem de ônibus na Plataforma 10

Viaje pelas cidades do interior de São Paulo. Compre suas passagens de ônibus na Plataforma 10 sem sair de casa de maneira segura. Conheça estes lugares no interior de SP para relaxar e recarregar suas energias.