O que fazer em Santos?

Santos é uma cidade que fica a uns 85 km de distância da capital paulista, São Paulo. Esta cidade praiana de quase 480 anos, além de ter um charme histórico, contém o principal porto brasileiro e se tornou uma referência futebolística por causa do grande Rei do Futebol, Pelé.  Todos os anos ela atrai turistas que descem a Serra à procura de conhecer a sua história e de desfrutar das belezas naturais da região.

Por lá, atrações turísticas não faltam e aqui vão algumas das principais:

Museu do Café

Visitar o Museu do Café é conhecer um pouco da história do produto que se tornou o preferido da grande maioria dos brasileiros. Localizado no Centro Histórica da cidade de Santos, este museu retrata o quão importante foi o café para a economia brasileira entre o final do século 19 até os anos 1930.  E depois de conhecer quase tudo sobre a história do café, o visitante faz outra parada obrigatória na Cafeteria do Museu para saborear um bom cafezinho e outras delícias.

Linha Turística de Bonde

A Linha Turística de Bonde de Santos é considerada o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina. E não é por menos. Neste passeio, o turista faz uma verdadeira viagem no tempo, passando por diversos locais históricos do charmoso Centro Histórico de Santos em cima dos famosos bondinhos, principais meios de transporte da cidade no início do século XX. Bom, nada melhor que conhecer a cidade na perspectiva de quem viveu naquela época.

Monte Serrat

Outra atração turística de Santos é subir o Monte Serrat e há duas formas de fazê-lo: através do funicular ou subindo uma escada com 402 degraus. A recompensa é garantida quando se chega ao topo: uma experiencia agradável e uma vista da cidade de Santos, além de ver parte dos municípios de São Vicente, Cubatão e Guarujá. Lá também estão o antigo cassino e o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, que foi construído há mais de 400 anos. Enfim, é uma visita obrigatória.

Jardins da Orla da Praia

O Jardins da Orla da Praia detém o recorde de maior jardim de orla do mundo e é um dos principais cartões postais da cidade. Nesta extensa área verde o que não faltam são opções de lazer, sendo o local ideal para quem deseja caminhar, andar de bicicleta ou apenas parar e admirar o pôr do sol tomando uma deliciosa água de coco.  Além de estar repleta de flores e plantas da região, encontramos também várias estatuas de alusivas a personagens da Baixada Santista. Com certeza, é impossível não visitar este importante ponto turístico. 

Praia do Gonzaga

Localizada no bairro do Gonzaga, a Praia do Gonzaga é a praia mais famosa de Santos. Apesar de ser muito badalada, ela se destaca por sua limpeza e organização; por possuir uma das melhores infraestruturas da cidade e por estar perto de tudo. De lá, podemos apreciar a vista da cidade e das montanhas. Também encontramos a Praça da Bandeira, com seu bondinho e chafariz característicos, um importante ponto de referência da cidade. Bom, a Praia do Gonzaga é o destino ideal para aproveitar os dias ensolarados seja sozinho, com amigos ou com a família. 

Museu Pelé

No Museu Pelé, podemos reviver a trajetória do Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento. O museu fica nos antigos Casarões do Valongo. Lá, estão expostos documentos, chuteiras, camisas, bolas, condecorações, troféus, materiais audiovisuais e outros itens do acervo pessoal de Pelé. Visitar o Museu Pelé é uma ótima oportunidade de conhecer de perto a história de uns principais personagens do esporte brasileiro do século XX.

Aquário Municipal de Santos

É o aquário mais antigo do Brasil e foi pioneiro em projetos de preservação, sendo a primeira instituição brasileira a realizar resgaste e a auxiliar na recuperação dos animais marinhos.

Lá, podemos encontrar uma diversidade de espécies, entre pinguins, tubarões, raias, enfim, peixes de águas doces e de águas salgadas. Encontramos, também, dois murais do ambientalista norte-americano Robert Wylandornamentam, únicos na América do Sul. 

Santos tem muitos mais pontos turísticos para se conhecer. O que você está esperando para dar um pulo por lá e aproveitar tudo o que esta linda cidade tem a oferecer?

También te podría gustar...