O estado do Tocantins faz parte da região norte do Brasil e faz limite com o Goiás ao sul, o Mato Grosso a sudoeste, a Bahia a sudeste, o Piauí a leste, o Maranhão a nordeste e o Pará a noroeste.

O clima e as características físicas são uma mistura da região central e da Amazônia fazendo com que seu o território seja formado por chapadas, planícies e serras incríveis. O estado se sustenta economicamente através do comércio, da agricultura, da pecuária e das criações.

A terra é linda, selvagem e vem ganhando muita atenção de turistas brasileiros e extrangeiros depois da descoberta do Jalapão: uma região famosa por suas chapadas, serras com clima de savana, paisagem de cerrado, dunas alaranjadas, formações rochosas, águas abundantes, cachoeiras e nascentes. A região é cortada por uma grande teia de rios, riachos e ribeirões de águas potáveis e transparentes, excelentes para aventureiros que querem praticar rafting, rapel e trilhas a pé ou de bicicleta. O polo turístico Serras e Lago conta com área de conservação de proteção integral e de uso sustentável como o Parque Estadual do Lajeado. Essa atração fica em Palmas, capital de Tocantins. É uma linda cidade planejada com parques urbanos, praças e áreas verdes. Suas praias permanentes ou de temporada atraem turistas durante o ano inteiro. Já para um pouco de cultura, as Serras Gerais localizada entre os municípios de Aurora e Taguatinga oferecem as festas do Senhor do Bonfim e do Divino Espírito Santo, entre outras festas folclóricas e religiosas herdadas da era do ciclo do ouro. Até hoje, é possível comprar jóias artesanais fabricadas por artífices locais. Vale lembrar que de maio a outubro, a região de Peixes oferece praias de água doce à margem do Rio Tocantins. Realmente vale muito a pena conhecer esta unidade federativa.