Em Pernambuco, com uma capital extremamente influente e bem explorada, Recife se torna um lugar atrativo para turismo e realização de congressos e cursos na área da saúde, pois é considerada a sede da concentração urbana mais rica e populosa do norte e nordeste.

O seu carnaval também é bem atrativo com o frevo, uma dança típica pernambucana, que faz uso de um mini guarda-chuva colorido e passos bem elaborados a fim de chamar atenção de quem para pra assistir. Ainda muito intrigante e divertidos bonecos de Olinda que fazem referência a grandes personalidades do nosso país usados na época do Carnaval de Rua em fevereiro.

Considerado o primeiro núcleo econômico do Brasil, foi de onde se extraiu o pau-brasil, sementes vermelhas que faziam tinturas para colorir roupas, sapatos, entre outros. Foi berço de diversas personalidades, entre elas a escritora Clarice Lispector e Paulo Freire. Cantores como Luiz Gonzaga e Alçeu Valença, e ainda o ex presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva. Pernambuco é berço de várias manifestações tradicionais, como a capoeira, o frevo, e o maracatu, além de dono de um vasto patrimônio históricoartístico e arquitetônico, sobretudo no que se refere ao período colonial.

 Estima-se que mais da metade da população de Pernambuco seja europeia, por conta da colonização. O território faz divisa ao norte com a Paraíba e ao sul com Alagoas.