Mês de abril é quando se comemora o aniversário da capital do país, Brasília, localizada no Distrito Federal. O Distrito Federal é a menor de todas as unidades federativas e, por questões constitucionais, não pode ser dividida em municípios. Por isso, o estado é composto por uma única cidade, Brasília, e várias regiões administrativas (RA) que no passado eram chamadas de cidades satélites e, atualmente, de bairros.

De acordo com o IBGE 2018, a cidade já conta com uma população perto dos 3 milhões de habitantes. Não parece muito até comparar com o território de outras unidades federativas, só então, é possível perceber que realmente é um estado bastante populoso. O centro da cidade foi completamente planejado que desde o Google Maps ou até mesmo de avião, pode-se ver um aspecto bastante peculiar do desenho que se forma. Há quem diga que é um avião, outros dizem ser uma cruz, talvez um pássaro ou uma libélula; esotéricos dizem que representa a deusa Ísis ou até mesmo uma cidade egípcia que já não existe mais, Akhetaton. A verdade é que apesar de parecer com todas as ideias levantadas, nenhuma delas estão corretas. A inspiração, conforme o arquiteto Lúcio Costa dizia, era que seu desenho representava uma borboleta. Pasmem e tentem ver uma borboleta, mas você cairá na opinião da grande maioria, é um avião e não uma borboleta. Enquanto vivo, foi motivo de muita frustação para Lúcio Costa que seu projeto não era visto como ele tinha interpretado. De acordo com um cartógrafo que trabalhava com ele, a confusão devia-se aos eixos Sul e Norte que eram muito acentuados e davam a impressão de um avião.

No final das contas, o importante é que você não pode perder a oportunidade de conhecer essa maravilhosa cidade que é Brasília de beleza singular.