O Ceará é mais um dos 9 estados que compõem a região do nordeste brasileiro. Faz limites com o Oceano Atlântico ao norte e nordeste, Pernambuco ao sul, o Rio Grande do Norte e a Paraíba a leste e o Piauí a oeste.

Um local riquíssimo na área do turismo variando desde o cultural ao ecoturismo. A economia é movida principalmente pela pecuária: carnicicultura, ovinos, bovinos, suínos etc. Já na área agrária prenominam a produção de arroz, algodão, banana, cana-de-açúcar, castanha de caju, feijão, laranja e outras mais. A indústria cearense atua nas áreas alimentícia, calçadista, metalúrgica, química, têxtil e de vestuário.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, encontra-se um importante complexo industrial: o Distrito Insdustrial de Maracanaú. O estado não fica pra trás na área mineradora tendo a maior reserva de urânio do Brasil no município de Santa Quitéria, além da extração de água natural, argila, gás natural, granito, ferro, entre outros).

A capital cearense está entre os 5 lugares mais visitados na América Latina por franceses e portugueses. Fortaleza tem consigo um dos centros turísticos mais modernos do nordeste. Beach Park, por exemplo, é o maior parque aquático de praia da América do Sul. Pra quem busca um estilo de vida mais boêmio, a Praia de Iracema é uma boa opção com dezenas de bares noturnos em construções que ainda matêm a arquitetura de séculos passados. A Ponte dos Ingleses é incrível para quem quer ver lindos pores do sol. Depois da Estátua da Liberdade em Nova Iorque e do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o monumento em homenagem ao padre Cícero é a terceira maior estátua de concreto do mundo situada na Serra do Horto em Juazeiro, lugar onde o padre costumava fazer seus retiros religiosos. O Ceará é conhecido pela sua beleza costeira e pela degustação de frutos do mar.