Litorânea

 

Procure sua passagem

São mais de 25 anos na área de transporte entre o Vale do Paraíba e litoral paulistano de norte a sul que a viação Litorânea vem atuando. Hoje, sua frota conta com mais de 95 ônibus que vêm equipados com GPS e Wi-Fi. Esta empresa cresceu juntamente com o desenvolvimento do Val... Ver más

Litorânea

São mais de 25 anos na área de transporte entre o Vale do Paraíba e litoral paulistano de norte a sul que a viação Litorânea vem atuando. Hoje, sua frota conta com mais de 95 ônibus que vêm equipados com GPS e Wi-Fi. Esta empresa cresceu juntamente com o desenvolvimento do Vale do Paraíba, uma região que fica entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e, por isso, é bastante comum que as pessoas misturem ambas histórias.

Tudo começa quando esse vale cresce em número populacional e surgem as diferentes cidades que consequentemente passavam pela mão da empresa que tinha o objetivo de ligar a cidade de São Paulo aos municípios de Aparecida, Guararema, Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Taubaté. Tudo isso por volta de 1935, inclusive o nome da empresa era outro, chamava-se Pássaro Azul.

A viação Litorânea e Pássaro Marron passou a ter marrom em seu nome, ao invés de azul devido a que a parte azul que se via nos veículos ficava cheia de terra por conta das estradas da época que não eram asfaltadas. Com um novo projeto de pavimentação da Via Dutra e sua inauguração em 1950, a empresa dá um grande passo que permite ampliar seus serviços.

Em 2011, ambas empresas passaram por uma ampliação após sua integração a um novo grupo econômico. Expande-se a área de transporte de encomendas que chega a território nacional e passa a se chamar TEX, diferentemente do nome antigo que era  PEX. Essa nova mudança econômica resultou em grande modernização da empresa com novas salas de autoatendimento e internet gratuita durante as viagens para melhor comodidade dos passageiros. 

A viação Litorânea tem como valores a ética, a segurança, a busca por inovação em tecnologias e sustentabilidade para diminuir o impacto no meio ambiente. Estes objetivos são alcançados através de planificações a médio e longo prazo que devem ser alcançados no período estipulado. Tudo isso para poder oferecer um serviço de melhor qualidade aos usuários.