…é uma área de conservação da natureza!
A Ilha do Mel convida ao visitante a se desconectar do mundo. Tombada como Parimônio Histórico e Natural, conta com duas unidades de conservação: um Parque Estadual e uma Estação Ecológica, que ocupam cerca de 95% do seu território.
O passeio agrada dos aventureiros aos mais caseiros. Na ilha não entram carros, então precisa de disposição para caminhar por trilhas de areia e levar consigo uma lanterna para iluminar os caminhos nos passeios noturnos. A Praia de Encantadas reune a galera mais jovem, enquanto a de Brasília tem uma estrutura melhor de hospedagem e restaurantes. Porém, é recomendável que se tenha em mente que o local oferece instalações rústicas e simples, um verdadeiro contato com a natureza.
Para acessar a Ilha do Mel, um dos pontos de embarque é em Paranaguá e fique atento pois os barcos tem destinos distintos para a Praia de Encantadas e Brasília, verifique em qual das praias a pousada ou camping que reservou está instalada. No ponto de saída dos barcos existe um controle de entrada de turista, é necessário pagar uma taxa de preservação e existe um controle de dias de permanência. A lotação máxima do local é de 5 mil pessoas. E atenção, não leve muita bagagem e muito menos malas de rodinha, você terá que levá-las através das trilhas de areia em sua grande maioria!
Nos trapiches de desembarque, existem ajudantes para o desembarque e indicação das hospedagens. E não se preocupe, as trilhas são bem sinalizadas e seguras. Para encurtar as caminhadas é possível alugar uma bicicleta e aproveitar o passeio de uma forma diferente.
Em Encantadas o trapiche recorta o horizonte e a visita a Gruta das Encantadas ao final da mais tranquila das trilhas e o Mar de Fora, com uma ampla praça de alimentação e o mar ideal para mergulho e surf. Já em Brasília ou Nova Brasília, passeios em construções históricas como o Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres aumentam o cardápio. Além das inúmeras praias. Ambas as praias oferecem aos turistas mais atléticos a opção de escaladas morro acima, que proporcionam paisagens inesquecíveis e a possibilidade de ver a Baia de golfinhos acompanhada de um lindo por de sol ao final do dia. Para isso leve roupas leves e tênis.
Gostou da sugestão? Acesse Plataforma 10 e arrume já a sua mala!
Conheça algumas das saídas e empresas que te levam até Paranaguá pela www.plataforma10.com:
Itajaí (SC): Penha
Curitiba (PR): Princesa dos Campos
Florianópolis (SC): Penha