A cidade de Aparecida, situada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, abriga o Santuário Nacional de Aparecida, ponto de peregrinação de milhões de devotos. O Santuário abriga a imagem original de Nossa Senhora, feita em terracota e encontrada no mar por pescadores.
Nossa Senhora Aparecida é reconhecida mundialmente por realizar milagres e inúmeras graças ao longo dos séculos. No oratório onde a estátua foi colocada aconteceu o milagre das velas, que chamou a devoção dos fiéis e tornou o lugar de grande importância religiosa.
O espaço é enorme e dividido em várias áreas com atividades distintas. O Santuário Nacional ou Basílica Nova recebe cerca de 10 milhões de romeiros por ano, e realiza diversas missas e bênçãos ao longo do dia. De arquitetura moderna, ampla e com tetos altos e vitrais coloridos, o Santuário é o segundo maior templo católico do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro no Vaticano.
A Nave Central é ampla, bem distribuída e com um pé direito altíssimo. Cada cúpula, imagem de santos ou altar são minuciosamente trabalhados nos detalhes. Um lugar de contemplação.
O ponto máximo da peregrinação é ver de perto a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, coberta por seu manto.
As missas diárias, fora de datas festivas, são realizadas nos oratórios menores nas laterais da Nave Central. Ao final da celebração é o momento da benção dos objetos, em que o Padre pede aos fiéis que se aproximem do altar com o objeto que deseja abençoar, geralmente fotos, terços, chaves de casa ou carro.
Na sala dos Milagres estão expostos presentes e homenagens dedicados à Santa, além de fotos de visitantes ilustres e famosos que já passaram por lá e histórias de graças recebidas por intercessão de Nossa Senhora.
O Museu de Aparecida apresenta a história do Santuário para que os visitantes entendam a importância do local, além de exposições ligadas à religião que se alternam de tempo em tempos.
Não se esqueça de passar pelo Mirante da Torre. O Mirante fica no 18º andar da Torre da Basílica e garante uma vista de 360 graus da região, avistando a cidade, o Rio e o Vale do Paraíba e a Rodovia Presidente Dutra, além das montanhas do entorno.
Para ligar as Basílicas (Nova e a Velha) foi construída uma passarela, conhecida como a Passarela da Fé. A ponte com mais de trezentos e noventa metros de comprimento, tem o formato de S para homenagear a Santa e é utilizada por muitos devotos para demonstrar a fé ou pagar promessas, geralmente essa travessia é realizada de joelhos.
A Basílica Velha foi nomeada como Basílica de Aparecida, e hoje é tombada como Patrimônio Histórico e Religioso, o que explica a importância e o motivo inicial da peregrinação que se tornou tão intensa que foi necessário a construção do Santuário Nacional.
Depois de conhecer todo o Santuário vale passear no centrinho e fazer umas comprinhas de souvenires e lembranças da visita aos que quer bem.
Como a cidade não tem aeroporto, a única forma de chegar é através de ônibus ou carro. A rodoviária fica perto do Santuário a menos de 500 m de distância.
Na Plataforma 10 é possível você programar com até 45 dias de antecedência a sua visita a Aparecida saindo do Rio de Janeiro a partir de R$ 57,26 (Cinquenta e Sete Reais e Vinte e Seis Centavos). Clique aqui e garanta o seu passeio.