Entrevista: Wilton Cardoso, da Pássaro Verde

0
5

Para nossa estreia na coluna de entrevistas convidamos Wilton Cardoso, Gerente de TI do Grupo GA.Brasil (www.gabrasil.com.br), Holding da qual a Viação Pássaro Verde faz parte.

IMG_0703 blog

 

“Eu atuo há 11 anos como Gerente de TI, sendo responsável pelas áreas de TI e P&P (Escritório de Projetos e Processos). Minha missão é garantir que as empresas do Grupo GA.Brasil estejam alinhadas com as melhores práticas de gestão de TI e com tecnologias de ponta que visam aperfeiçoar os controles e melhorar o atendimento aos clientes.” Wilton Cardoso

 

 

A Pássaro Verde atende aproximadamente 60 municípios e os principais destinos são: Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Santa Bárbara, Viçosa e Ribeirão Preto. Todos os meses a empresa transporta cerca de 250 mil passageiros em suas 8.800 viagens realizadas em média.

Leia a entrevista completa:

Plataforma 10 Poderia nos contar um pouco da Pássaro Verde, de sua importância no Grupo GA Brasil e do seu papel na organização?

Wilton Cardoso A Pássaro Verde é umas das principais empresas do Grupo GA.Brasil sendo responsável por 17,5% do faturamento da Holding. Eu atuo há 11 anos como Gerente de TI, sendo responsável pelas áreas de TI e P&P (Escritório de Projetos e Processos). Minha missão é garantir que as empresas do Grupo GA.Brasil estejam alinhadas com as melhores práticas de gestão de TI e com tecnologias de ponta que visam aperfeiçoar os controles e melhorar o atendimento aos clientes.

Plataforma 10 Por que a Pássaro Verde optou inicialmente pelo canal próprio de vendas online e depois optou por parcerias de vendas com canais independentes? Como você vê a parceria com a Plataforma10?

Wilton Cardoso Optamos por trabalhar de forma mista para garantir que clientes de outras regiões e até países possam comprar nossos serviços com rapidez e segurança. A parceria com a Plataforma10 veio em grande hora, pois estávamos estudando sobre o processo de venda para atender clientes estrangeiros e com a vinda da Plataforma10 não foi necessário fazer nenhuma mudança no nosso sistema já que eles já estão preparados para isso.

Plataforma 10 Qual a sua experiência atual e suas expectativas com a venda online de passagens rodoviárias?

Wilton Cardoso Os desafios são grandes principalmente pelo perfil de clientes que atendemos e também pelo risco de fraude, mas entendemos que é um processo sem volta. Infelizmente ainda temos algumas limitações no processo de venda online que não dependem de nós, como o caso da necessidade de emissão de bilhete de passagem para o embarque, algo que o cliente não entende e acaba vendo que o processo é um tanto “engessado”, mas temos melhorado o atendimento nos pontos de venda com a instalação de totens de autoatendimento e treinamento constante dos colaboradores.

Plataforma 10 Qual a sua visão de futuro sobre a evolução tecnológica do mercado de vendas de passagens rodoviárias?

Wilton Cardoso Acredito que as principais evoluções ocorrerão na venda embarcada, um desafio enorme para nós, já que as vendas em trânsito representam 15% do faturamento e 35% dos passageiros. Com melhorias na infraestrutura de telecomunicações, as vendas acontecerão online nos ônibus e a área de planejamento terá informações em tempo real para tomada de decisão.

Plataforma 10 Em geral, quanto o canal próprio representa hoje e como você estima a representação no futuro?

Wilton Cardoso A venda pelo nosso canal representa aproximadamente 5% das vendas totais e 98% das vendas pela internet.